Guia para uso responsável da internet

Seguidores

domingo, 18 de março de 2012

Dicas para realizar uma boa prova no ENEM


by cristianccss

Por: Marco Fisbhen

A data da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está bem próxima. Ansiedade e angústia são apenas algumas das diversas emoções que começam a bater nos alunos que irão realizá-la. Mas nesse momento o mais importante é manter a calma e raciocinar com clareza. Para isso, separamos algumas dicas importantes para se dar bem na hora de realizar o ENEM:

Antes da Prova

1 - Se familiarize com a prova: É muito importante conhecer as questões dos anos anteriores para se familiarizar com o estilo das perguntas. É comum que os alunos fiquem presos às questões de livros, mas na reta final é essencial conhecer o "perfil" de prova que você irá fazer daqui a alguns dias. É muito fácil achar as provas dos anos anteriores com Gabarito na internet, e você consegue até mesmo esses gabaritos em vídeo.

2 – Diversifique os estudos: A prova do ENEM não é focada nos eventos históricos mais obscuros ou nas equações mais complexas. É um erro perder tempo estudando de maneira muito profunda um só tema e ignorar todo o resto. É melhor estudar de modo mais abrangente, em vez de focar demais em um só tópico.

3 – Descanse o corpo e a mente: Na reta final é importante estar descansado, e virar a noite estudando só vai te deixar mais desconcentrado. Lembre-se que o ENEM é uma Maratona e você deve estar fisicamente preparado.

Durante a Prova

1 – Interpretação e calma: Os textos são longos, então é imprescindível ler com MUITA calma e sublinhar as palavras ou expressões mais importantes para que você não tenha que reler os textos inteiros após ler a pergunta. A prova do ENEM é fortemente baseada em interpretação de textos. Quanto mais você estiver acostumado à leitura e interpretação, melhor você irá na prova!

2 – Dê prioridade às questões que você sabe: Se você encontrar uma questão que não souber resolver, passe para a próxima rapidamente! Como a prova é muito grande, é importante resolver as mais fáceis primeiro, garantindo sua nota. Deixe as mais difíceis para o final!

Dicas Essenciais para a Redação:

A prova de redação sempre tem um grande peso na nota final do ENEM, e a dissertação será corrigida com base em algumas competências que devem ser explicitadas:

- Competência 1: O primeiro nível de avaliação mede a desenvoltura do candidato com a norma culta da língua. É importante conhecer a linguagem formal, e escrever de acordo com as regras de português. Leia muito, pois ganha pontuação máxima quem segue as regras gramaticais e convenções de escrita!

- Competência 2: A banca avalia a capacidade de entender a proposta da redação e estruturar o texto dissertativo. O texto deve ser dividido em introdução (1 parágrafo) desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo). Além disso, na competência 2 é avaliada a originalidade do candidato, então fuja de frases prontas e do senso comum.

- Competência 3: Mede a capacidade do candidato de construir uma linha de raciocínio e argumentação, ou seja, sua capacidade de convencimento. É essencial selecionar fatos, opiniões e argumentos pertinentes para defender suas ideias!

- Competência 4: Avalia a articulação e coesão. Portanto, não se esqueça dos conectivos (elementos que fazem a união de orações como "contudo", "portanto" etc). Você precisa lembrar que as partes do texto devem ser bem conectadas e articuladas.

- Competência 5: Avalia a capacidade de elaborar propostas de solução para a problemática abordada. É essencial que você proponha SOLUÇÕES para os problemas apresentados, lembrando sempre de aspectos HUMANOS e DIVERSIDADES CULTURAIS, ok?

Dicas para outras disciplinas:

- Física: Fique atento às aplicações de física no cotidiano! Treine resolver questões de eletricidade com o uso de aparelhos eletrodomésticos, questões de cinemática com exemplos de carros de corrida ou outros transportes (ônibus, trens), e questões de ondas a respeito de ondas sonoras ou ondas luminosas (luz).

- Matemática: Aqui também a regra é treinar questões relacionadas ao cotidiano, como questões de probabilidade com cartas de baralho, questões de semelhança de triângulos com postes e sombras ou questões de juros com tarifas bancárias

- História e Geografia: É importante estar em dia com conteúdos relacionados às notícias de "atualidades" (Tsunamis, crises mundiais, Meio-Ambiente etc). Além disso, questões de relações de eventos do passado com o tempo presente estão sempre presentes. A comparação da crise econômica atual com a crise de 1929 pode ser um tema de prova.

*Marco Fisbhen, idealizador e diretor geral do Descomplica, site educacional direcionado para alunos, professores e escolas de Ensino Médio e Pré-Vestibular. www.descomplica.com.br

cristianccss | 20 20America/Recife outubro 20America/Recife 2011 at 11:54 | Categories: 1.|ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL| | URL: http://wp.me/p72Oa-1tE

Fonte:
http://consultoriadecarreira.com/2011/10/20/dicas-para-realizar-uma-boa-prova-no-enem/

quarta-feira, 14 de março de 2012

Recomeços

2012 já começou há muito tempo, mas é sempre bom refletirmos sobre o ano novo; no nosso caso, um novo ano letivo. Nova escola, novos professores, novo material escolar, novos livros, não importa o que seja novo prá você. O importante é que dê valor à esse momento, à essa oportunidade que é única, e que muitas vezes não volta mais. Enquanto muitos esperam o pior para 2012, que ele seja o que de melhor você possa construir para o seu futuro. Enquanto outros acreditam que o fim virá em 2012, que o fim do preconceito, da preguiça e do desânimo é que realmente cheguem para você. E é para isso que nós, professores estamos aqui; para ajudá-lo nessa caminhada, muitas vezes tempestuosa, mas que ao final, terá a grande recompensa: vencer mais uma etapa da vida. E com o Criador no comando, poderemos afirmar: "Tudo posso nAquele que me fortalece." Filipenses 4:13


Um feliz e abençoado Ano Letivo Novo!


Profa. Nádia Panaino


Para aqueles que ainda não têm os Critérios de Avaliação e o Conteúdo Programático, é só clicar aqui.