Guia para uso responsável da internet

Seguidores

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

"Do sonho aos ares"

Alberto Santos Dumont. Inventor brasileiro, que com persistência e dedicação alcançou seu objetivo: alçar vôos pelos céus deste planeta. Foi fácil? Não, nada é fácil, principalmente quando o agente é brasileiro. Mas ele chegou lá, nos deixando um exemplo de que “nada é impossível àquele que crê”.

Existem paralelos no fato mencionado e no avanço tecnológico, uma vez que ambos dependem do empenho e vontade de seres humanos. Nada em tecnologia é alcançado de forma fácil; tudo é resultado de erros, muitos erros, e alguns acertos. Benditos erros – benditos, sim, porque não? – pois são eles que ampliam os horizontes do saber e pesquisa humanos. E com a informática não seria diferente, uma vez que também está contida nesta gama de conquistas humanas que se chama “Tecnologia”. Porém com um detalhe: a velocidade é tremendamente maior.

Com isso, chegamos ao século XXI com a “invasão” ampla, geral e irrestrita dessas máquinas maravilhosas. Hoje, tudo ao nosso redor está relacionada, de uma forma ou de outra à era da informática; desde uma simples consulta ao saldo bancário até o mais complexo sistema de controle de segurança por acesso remoto. Muitas vezes não nos damos conta disso, em outras, nos recusamos à nos adequar à situação vigente, deixando essa tarefa para os mais novos, nos contentando com a acomodação. Às vezes nos envolvemos tanto com as máquinas, que fazemos delas máscaras para nos proteger de nós mesmos, de nossas frustrações e desapontamentos.

Não podemos nos esquecer de que atrás de cada máquina há um ser humano, com todas as implicações que isso acarreta. Não podemos deixar que a tela fria nos afaste uns dos outros, enquanto a distância diminui entre os mesmos. Vivamos as diferenças, direitos e liberdade que a tecnologia de uma forma geral, e a informática em particular nos proporciona, sem deixar que a afetividade, a emoção e a alegria se perca neste mundo virtual.

Nenhum comentário: